Actualidades
23 janeiro 2020

A Palavra de Deus na minha vida

Tempo de leitura: 2 min
Reflexão do padre Manuel João para a celebração do primeiro domingo da Palavra de Deus
---

No domingo, dia 26 de janeiro de 2020, a Igreja celebra o primeiro domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco.

Em preparação para este evento, publicamos uma reflexão do padre Manuel João, comboniano português, natural de Penajoia, Lamego, que nos conta, em primeira pessoa, a importância da Palavra de Deus na sua vida de sacerdote e missionário.

Trechos da reflexão

“Parto de duas circunstâncias pessoais. A primeira é a da doença (Esclerose Lateral Amiotrófica, ELA) que me coloca num «estrado» privilegiado e me permite ter uma percepção diferente da vida. Do «cimo» da doença os horizontes alargam-se diante de nós e o futuro torna-se mais próximo (exercendo um certo calafrio e… fascínio!). Mas o olhar volta-se também para o caminho percorrido, atrás das nossas costas, para contemplar o curso da vida que desce serpenteando em direcção ao vale. Isso oferece-nos uma visão nova e a possibilidade de entrar em contacto com os sentimentos mais profundos que trazemos connosco.

O segundo ponto de referência é o desejo que sempre me acompanhou, de ser «portador da Palavra». Desejo que muitas vezes permaneceu, infelizmente, apenas tal mas que foi luz, guia, motivação que deu sentido à minha vida de missionário. É a este desejo que vou beber, porque vejo nele a expressão daquilo que há de mais genuíno em nós, para lá dos nossos sucessos e insucessos.”

“Sentir-nos amados, perdoados, nutridos, apoiados por esta Palavra que «levamos». Melhor, tomar consciência de ser «levados» pela Palavra, à qual fomos «confiados». De «servidores da Palavra», então, nos descobriremos os seus primeiros «beneficiários». A Palavra-Senhora se faz também nossa Serva, ajoelhando-se diante de nós para lavar os pés dos seus apóstolos!”

39742725_705680243101810_2616204415538823168_n

Leia aqui o texto completo em formato PDF.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail