Actualidades
27 janeiro 2020

Dia Mundial da luta contra a Lepra

Tempo de leitura: 1 min
Mais de 200 mil novos casos no mundo a cada ano
---

A pedido de Raoul Follereau, “o Apóstolo dos Leprosos do séc. XX”, a ONU instituiu em 1954 o Dia Mundial da Luta Contra a Lepra, assinalado anualmente no último domingo do mês de janeiro.

Se é verdade que em Portugal a doença que vitimou milhares de pessoas está, felizmente, erradicada, o mesmo não podemos afirmar sobre o resto do mundo onde anualmente são diagnosticados mais de 200 mil novos casos e ainda há muitos milhões de pessoas doentes sem tratamento.

A data foi recordada pelo Papa no domingo, 26 de janeiro, quando o Santo Padre garantiu estar “próximo de todas as pessoas afetadas e daqueles que delas cuidam de diferentes maneiras”.

A lepra tem cura e a Organização Mundial da Saúde quer erradicá-la por completo. Uma das grandes dificuldades nesta luta é fazer chegar aos doentes os medicamentos pois, normalmente, vivem longe dos centros de saúde, e farmácias, e não têm condições para se deslocar.

A Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) desde há 33 anos que ajuda nesta luta. Todos os anos continuam a apoiar dezenas de Instituições que, no terreno, trabalham na prevenção, no diagnóstico, na medicação e na cura de milhares de doentes. Um objetivo que só pode ser alcançado com generosa ajuda.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail