Actualidades
20 fevereiro 2020

Hoje: Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima

Tempo de leitura: 1 min
Assinalam-se também os 100 anos da morte de Jacinta Marto
---

Celebra-se nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima. No mesmo dia, assinalam-se os 100 anos da morte de Jacinta Marto, a mais jovem entre os videntes de Fátima.

Durante a eucaristia, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, o Cardeal D. António Marto destacou a compaixão vivida por Santa Jacinta, indicando que ela “é uma candeia” que ilumina a todos nós.

“O amor compassivo é tão importante, e traduz-se em gestos, atitudes e apoios para todos aqueles que sofrem em situações limite, e todos nós devemos ser luz deste amor que se transpõe em cuidados concretos, médicos, psicológicos, afetivos, espirituais e apoios, para que ninguém seja suprimido à vida sob pretexto de aliviar a dor”, referiu D. António Marto.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima salientou que “o testemunho de vida destes dois santos Pastorinhos (Santos Francisco e Jacinta Marto) é o melhor comentário vivo do evangelho hoje proclamado”, uma vez que os videntes personificam a ideia do que é entrar no Reino dos Céus.

Como parte das comemorações do centenário de morte de Jacinta, o Santuário de Fátima lançou uma réplica da escultura da pastorinha que está disponível nas lojas oficiais do Santuário e na sua loja online.

A 13 de maio será lançada uma réplica da escultura de São Francisco Marto.

JacintaMarto2020a

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail