Actualidades
28 fevereiro 2020

Quinze crianças-soldados libertadas no Sudão do Sul

Tempo de leitura: 1 min
Menores eram prisioneiros de guerra
---

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou a libertação de 15 crianças-soldados que eram tratadas como prisioneiros de guerra no Sudão do Sul. A operação de salvamento contou com o apoio da Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) e da Comissão Nacional para o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração.

Há cerca de duas semanas, o governo do Sudão do Sul lançou um Plano de Ação para acabar com todas as violações graves que envolvam crianças em conflitos armados.

“Hoje, 15 crianças recrutadas por grupos armados foram libertadas no Sudão do Sul. São menores que eram tratados como prisioneiros de guerra”, informa um comunicado da Unicef, acrescentando que este dia “marca o início de uma nova vida” para esses jovens.

“Com o estabelecimento de um novo governo de unidade nacional no Sudão do Sul, esperamos prolongar a paz e temos uma oportunidade de ouro para garantir que não haja mais crianças no conflito armado”, declarou o representante da Unicef no Sudão do Sul, Dr. Mohamed Ag Ayoya.

Os menores libertados serão levados para um centro de atendimento provisório, onde receberão apoio psicossocial e ajuda para encontrar as suas famílias e iniciar a reintegração na comunidade.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail