Actualidades
28 fevereiro 2020

UE promete ajuda aos países africanos na luta contra o terrorismo

Tempo de leitura: 1 min
---

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, fez uma promessa na sede da União Africana, por mais apoio da União Europeia (UE) aos países africanos na luta contra o terrorismo.

A chefe do executivo comunitário assumiu o compromisso durante a 10ª reunião bilateral das comissões da União Africana (UA) e da UE, encontro que se realiza desde 2015 e durante o qual os comissários das duas organizações abordaram os desafios comuns de paz, imigração, revolução digital e emergência climática.

“Devemos permitir que África e os países africanos se defendam do terrorismo”, disse Von der Leyen, que falava, em conferência de imprensa conjunta, com o presidente da comissão da UA, Moussa Faki Mahamat.

A responsável europeia defendeu “uma forma prudente e respeitadora” de apoio por parte da Europa.

“São os países africanos que sabem melhor quem são os terroristas e onde operam”, destacou, adiantando que a cooperação se centrará em áreas como a capacitação de forças militares, troca de informações e vigilância.

África enfrenta a ação de grupos jihadistas como o Al-Shabab, na Somália, ou o Boko Haram, na Nigéria, grupos que ameaçam também os países vizinhos.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail