Actualidades
17 maio 2019

Mensagem dos bispos ao povo brasileiro

Tempo de leitura: 2 min
O documento alerta para os graves problemas do país
---

A “Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil” chama a atenção para os graves problemas vividos pela população do país, como o desemprego, a violência e o aumento das desigualdades sociais.

De acordo com os bispos, o desemprego crescente é uma “chaga social” que atinge mais de 13 milhões de brasileiros e este número comprova que as políticas públicas têm sido ineficazes para alterar essa situação. “Além disso, é necessário preservar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, acrescentam.

Sobre a violência, a mensagem dos bispos refere que “atingiu níveis insuportáveis”.

“Aos nossos ouvidos de pastores chega o choro das mães que enterram seus filhos jovens assassinados, das famílias que perdem seus entes queridos e de todas as vítimas de um sistema que instrumentaliza e desumaniza as pessoas, dominadas pela indiferença. O feminicídio, o submundo das prisões e a criminalização daqueles que defendem os direitos humanos reclamam vigorosas ações em favor da vida e da dignidade humana”, diz o texto.

Neste aspeto, “o verdadeiro discípulo de Jesus terá sempre no amor, no diálogo e na reconciliação a via eficaz para responder à violência e à falta de segurança, inspirado no mandamento «Não matarás”» e não em projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas”.

Os bispos alertam também que “a opção por um liberalismo exacerbado e perverso, que desidrata o Estado quase ao ponto de eliminá-lo, ignorando as políticas sociais de vital importância para a maioria da população, favorece o aumento das desigualdades e a concentração de renda em níveis intoleráveis, tornando os ricos mais ricos à custa dos pobres cada vez mais pobres”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail