Actualidades
20 maio 2019

Bispos latino-americanos fiéis ao sucessor de Pedro

Tempo de leitura: 2 min
Promover uma sociedade mais justa e solidária, a partir da opção preferencial pelos pobres
---

Os bispos latino-americanos reafirmaram sua comunhão com o Papa Francisco na mensagem final da “Assembleia Geral Conselho Episcopal Latino-Americano e das Caraíbas” (Celam).

“A nossa comunhão com o Papa concretiza-se no responder com o anúncio do Evangelho aos novos desafios que surgem nesta mudança de época, procurando promover uma sociedade mais justa e solidária, a partir da opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída, que caminha em direção ao Reino definitivo. Sempre agiremos em fiel comunhão à pessoa do sucessor de Pedro", lê-se na mensagem intitulada “Andar na fé e na solidariedade fraterna”.

O documento apresentado pelos bispos destaca as dificuldades que a América Latina enfrenta atualmente: “Constatamos em toda a América Latina e no Caraíbas o crescimento de uma crise ética, política, económica e cultural, na raiz da qual vemos uma rutura antropológica que se manifesta de muitas maneiras”, assinalam. Entre as quais, o documento cita "o machismo que fere a dignidade da mulher” e "as migrações devido à pobreza e à violência".

Especificamente diante do fenómeno da migração, os bispos mais uma vez se mostram alinhados com o Santo Padre: “nós assumimos os quatro verbos com os quais o Papa Francisco dirige a atenção aos migrantes: acolher, proteger, promover e integrar”.

A lista de desafios a serem superados pela América Latina segue ao sublinhar as “ideologias desumanizantes” que enfraquecem a busca pelo bem comum, os exercícios de liberdade e o reconhecimento dos direitos humanos.

“Essas ideologias muitas vezes vêm a sacrificar os mais pobres, favorecendo o aumento das desigualdades que são inaceitáveis. Abraçamos a dor dos povos e Igrejas que atualmente são as que mais sofrem: Venezuela, Nicarágua e Haiti”, apontam os bispos latino-americanos.

A assembleia geral do Celam decorreu de 13 a 18 de maio, nas Honduras.

A mensagem final está disponível (em espanhol) na página oficial do Celam.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail