Actualidades
10 fevereiro 2022

Quénia: papel das escolas católicas

Tempo de leitura: 2 min
A educação é o motor para o desenvolvimento de uma sociedade. No Quénia, as escolas católicas têm um papel importante na formação das crianças
---

«O maior presente que podemos dar a qualquer pessoa não é uma casa grande ou um pedaço de terra, mas a educação», disse o arcebispo de Mombaça, D. Martin Kivuva, dirigindo-se às Irmãs da Congregação dos Missionários de Loreto (IBVM, pela sigla em inglês). No seu discurso por ocasião do centenário do Instituto, o prelado agradeceu-lhes pelo seu serviço na África Oriental.

«Sem educação não pode haver país», disse D. Kivuva, que é também presidente da Conferência dos Bispos Católicos do Quénia, em declarações citadas pela agência Fides. «A educação é a chave para o desenvolvimento de uma sociedade, é o motor, e as irmãs da IBVM prestam especial atenção às crianças nas escolas. Eles fizeram uma grande diferença na sociedade», sublinhou o prelado.

«Muitos países do mundo pagam propinas escolares até à universidade para os seus cidadãos. Estou certo de que podemos fazer o mesmo se não houver desperdício de recursos governamentais e não houver corrupção. É muito doloroso falar sobre isto», disse o arcebispo. «Dizemos que a educação é gratuita no Quénia, mas ainda não a conseguimos», disse, exortando os candidatos presidenciais das próximas eleições gerais, marcadas para Agosto deste ano, a fazer da educação gratuita um dos objectivos a atingir após a sua eleição. «Podemos fazer da nossa nação um país invejável se as crianças estudarem, pois agora as escolas estão em situação de colapso devido a uma má gestão», referiu D. Kivuva.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail