Actualidades
10 maio 2022

Mês Louvado Sejas

Tempo de leitura: 3 min
A diocese de Hawassa, no sul da Etiópia, celebra em maio o "Mês Louvado Sejas" para aprofundar a Carta Encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas)
---

A diocese de Hawassa, no sul da Etiópia, celebra em maio o Mês Louvado Sejas para aprofundar a Carta Encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas) que o Papa Francisco escreveu «sobre o cuidado da casa comum» a 24 de Maio de 2015. 

O Mês Louvado Sejas abriu a 3 de maio, com uma eucaristia na catedral. Na celebração, presidida pelo administrador apostólico, o comboniano P. Juan Núnez, participaram quase todos os párocos da diocese e representantes das suas vinte paróquias.

O vicariato tem sensivelmente o tamanho de Portugal.

Os participantes receberam um desdobrável com o sumário da encíclica em que o Papa propõe uma ecologia integral que cuida da criação e cuida dos pobres.

O documento, intitulado Uma jornada com a criação: Mês de Maio Louvado sejas, Comprometidos a cuidar da nossa casa comum, foi preparado pela Comissão do Movimento Laudato Si’ do Vicariato de Hawassa.

No final da eucaristia, cada paróquia recebeu uma pequena árvore para plantar junto à igreja como monumento à encíclica Laudato Si’.

O pé de oliveira brava de Qillenso foi plantado no final da missa dominical de 8 de maio.

Depois da comunhão, o catequista explicou o essencial do Mês Louvado Sejas.

Os católicos são convidados a cuidar dos espaços públicos organizando campanhas de limpeza à volta da igreja, da clínica e da escola; apanhando plásticos, garrafas e outros lixos; plantando árvores de espécies locais — porque os eucaliptos dão dinheiro mas destroem a biodiversidade e os solos — para combater as mudanças climáticas que aqui também se sentem…

As igrejas devem colocar cestos ou caixotes para depositar o lixo.

Os pais, para manterem os pequenos sossegados durante a missa, dão-lhes biscoitos ou bolachas. Os pacotes de plástico acabam no chão das igrejas ou esgalhados pelos espaços envolventes.

Os anciãos da comunidade lideraram a procissão com o broto, que foi plantado depois de ter sido abençoado.

A eucaristia terminou no exterior da igreja junto à oliveirinha Laudato Si’.

A Etiópia tem sido assolada por fomes cíclicas causadas por períodos de secas extremas devido ao fenómeno meteorológico El niño.

Correntemente, cerca de treze milhões de pessoas vivem sob a ameaça da fome na Etiópia, Quénia e Somália depois de três anos de seca, que já matou muito gado.

P. José Vieira

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail