Actualidades
03 setembro 2022

Destaques da Além-Mar, Setembro de 2022

Tempo de leitura: 3 min
Conheça dos destaques da revista Além-Mar de Setembro de 2022, com o tema de capa ‘Sri Lanka - O naufrágio da ilha resplandecente’ (com vídeo)
---

Apresentamos o número de Setembro da revista ‘Além-Mar’ com o tema de capa ‘Sri Lanka - O naufrágio da ilha resplandecente’, sobre a mais grave crise da história do país do subcontinente indiano.

O extenso artigo da jornalista Margarida Santos Lopes revela como a culpa esta a ser atribuida aos Rajapaksas, a família que transformou o país numa caquistocracia - o governo exercido pelos piores cidadãos.

Destaque também para o artigo ‘Mudança da Maré’, que mostra como os oceanos estão ameaçados pelas actividades humanas que minam a biodiversidade e os recursos marinhos, que tornam urgente uma acção colectiva de revitalização.

No artigo ‘Níger - Os que nunca desistem’, o especialista em desenvolvimento rural e segurança alimentar, Carlos Nombela, conta a partir do Níger como as condições climáticas estão a tornar a agricultura no Sahel cada vez mais difícil de praticar e como os jovens estão a investir na formação para obter mais e melhores recursos no sector primário.

Na secção Visualização a infografia de página dupla é dedicada aos ‘Insectos Sitiados’, que mostra como além da perda de espécies raras, se assiste a declínios radicais de insectos anteriormente abundantes que podem ter consequências ecológicas e económicas globais.

 Na secção ‘Gente Solidária’, o bispo de Mbaiki, na República Centro-Africana, considera difícil a situação da jucentude. D. Jesus Ruíz Molina explica como a Igreja Católica desenvolve iniciativas e projectos na área da educação que permitem aos jovens sonhar com um futuro melhor

Na secção Povos e Culturas, o jornalista Fernando Félix revela como, no Perú, o jovem director de uma produtora audiovisual católica procura aproximar as pessoas de Deus por meio do cinema.

As páginas de opinião estão entregues aos professores Marta Arrais e Miguel Panão e aos missionários combonianos Manuel Augusto Ferreira e Fernando Domingues, para além do editorial do director Bernardino Frutuoso.

 

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail