Actualidades
31 dezembro 2022

Vaticano: Morreu Bento XVI (1927-2022)

Tempo de leitura: 2 min
O Papa emérito Bento XVI faleceu hoje, 31 de Dezembro de 2022, aos 95 anos de idade.
---

Foto: Lusa

«Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 09h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano», refere uma nota do porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

O director da sala de imprensa da Santa Sé adianta que o corpo do papa emérito vai estar na Basílica de São Pedro, a partir da manhã de segunda-feira, «para a saudação dos fiéis».

Em conferência de imprensa, Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, comunicou que o funeral de Bento XVI vai ser celebrado na próxima quinta-feira, às 09h30 locais (08h30 em Lisboa), na Praça São Pedro, sob a presidência do Papa Francisco.

No dia 19 de Abril de 2005, o cardeal Joseph Ratzinger foi eleito como o 265.º papa, sucedendo a João Paulo II.

Bento XVI realizou 24 viagens ao estrangeiro, incluindo uma visita a Portugal, entre 11 e 14 de Maio de 2010, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto. No total, as visitas apostólicas tiveram como destino prioritário a Europa (16), seguindo-se a América (3), o Médio Oriente (2), a África (Camarões/Angola em 2009 e ao Benim em 2011) e a Oceânia (1).

Entre os temas centrais do pontificado estiveram as críticas ao relativismo e ao secularismo da sociedade ocidental, a preocupação com as questões bioéticas e da família, para além da crise financeira e das questões ecológicas.

A 11 de Fevereiro de 2013, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica. «Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino», disse na ocasião.

Desde essa data o papa emérito mantinha uma vida reservada no Mosteiro Mater Eclesiae, do Vaticano, sem aparições públicas desde a viagem à Alemanha, para visitar o seu irmão mais velho, o padre Georg Ratzinger, em junho de 2020 – que viria a falecer a 1 de Julho.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail