Actualidades
05 abril 2023

A Igreja ao serviço da Paz

Tempo de leitura: 2 min
A Igreja está chamada a estar ao serviço da paz e «trabalhar intensamente sobre as causas estruturais dos conflitos no continente» americano.
---

«As alegrias, esperanças, dores e gritos dos nossos povos tiveram eco no Congresso, desafiando-nos, enquanto Igreja, a um profetismo evangélico empenhado e eficaz. Isto ajudar-nos-á a superar o estado de neutralidade e compromete-nos cada vez mais com a dignidade humana e a dignidade dos povos». Este é um fragmento das conclusões do Congresso da América Latina e Caraíbas sobre o tema "A Igreja ao serviço da Paz", organizado pelo Cebitepal, Centro de Formação do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), que se realizou de 29 a 31 de Março, com a participação de 80 pessoas pessoalmente e outras 274 remotamente, do Canadá até à Patagónia.

O documento que reúne as conclusões do Congresso recorda que, através das comunicações e experiências apresentadas, «recebemos importantes luzes sobre o espírito que deve animar as nossas práticas em favor da paz», mas também sobre os métodos coerentes com este espírito. «Temos experimentado a presença da Igreja nas feridas da humanidade, nas feridas das suas fronteiras... encontrámos uma Igreja com o cheiro de ovelhas e pronta a servir as pessoas e o bem comum». Os participantes notaram que existe consciência sobre o que a Igreja deve fazer no continente americano e do tipo de contribuição que deve dar.

Quanto aos passos eclesiais a serem dados para uma construção de paz cada vez mais eficaz e concreta, o documento sublinha o valor da «coerência e ligação entre teoria e práxis; só assim as mensagens e documentos da Igreja podem encarnar». Face aos novos desafios e questões, há uma necessidade urgente de «uma coesão interna capaz de superar as polarizações no seio da própria Igreja e a exigência de mais práticas ligadas e holísticas».

No início do encontro, D. Miguel Cabrejos (na foto), presidente do Celam, referiu numa conferência online que a paz é um dom, uma tarefa pastoral, uma tarefa missionária, um desafio.

 

Fontes: Agência Fides e Celam

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail