Actualidades
22 maio 2023

Esperança para a Terra

Tempo de leitura: 2 min
A Semana Laudato Si’ 2023 realiza-se de 21 a 28 de Maio. O tema escolhido para este ano é «Esperança para a Terra. Esperança para a Humanidade» e estão organizadas diferentes iniciativas globais.
---

O Papa Francisco lançou ontem, dia 21 de Maio, no Vaticano, a Semana ‘Laudato Si’, que assinala o oitavo aniversário da sua encíclica ecológica e social, convidando todos a «colaborar para cuidar da casa comum».

Durante a semana Laudato Si’, que decorre até ao dia 28 de Maio, vão-se promover momentos de debate e oração e muitas outras iniciativas globais. Uma delas é a visualização comunitária e discussão do filme «A Carta», que conta com a participação do Papa Francisco e mostra como os protagonistas já estão a actuar para cuidar da Criação. Estreado em Outubro de 2022, o documentário conta a história da encíclica Laudato Si’ e sublinha urgência de travar crise climática.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé, oferece também ferramentas para que a Igreja participe de forma sinodal. Por exemplo, aconselha que seja lido em comunidade o guia «A nossa casa comum», que procura «informar, consciencializar e oferecer conselhos práticos sobre o cuidado da Criação». Sugere, ainda, a plataforma da iniciativa Laudato Si', uma ferramenta fundamental para ajudar os indivíduos e as instituições a criarem Planos Laudato Si', para realizarem acções concretas no seu território.

O Papa Francisco publicou a encíclica eecológica e social ‘Laudato si’ há oito anos e no dia 25 de maio de 2021 lançou uma plataforma de acção, que propõe um percurso de sete anos para que todas as comunidades católicas «se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral».

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail