Assinala-se nesta quarta-feira, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema escolhido para 2019 é “poluição do ar” e o país anfitrião é a China.
A mensagem do secretário-geral das Nações Unidas (ONU) por ocasião deste dia afirma que o ambiente enfrenta perigos sem precedentes, causados pela atividade humana.
António Guterres salienta “o quanto dependemos da natureza e da saúde do nosso planeta, desde a qualidade da água que se bebe, aos alimentos que se comem e ao ar que se respira”.
O representante da ONU chama a atenção para os sete milhões de vidas perdidas todos os anos por causa da poluição do ar e a ameaça de extinção que paira sobre um milhão de espécies no planeta.
Entre as soluções, Guterres diz que é preciso tributar a poluição, não as pessoas, eliminar os subsídios aos combustíveis fósseis e, por fim, parar a construção de novas centrais de carvão.
Laudato si’ – Louvado sejas
A encíclica Laudato si’ (Louvado sejas), lançada pelo Papa Francisco em 2015, dirige-se “a cada pessoa que habita neste planeta”, alertando para “o urgente desafio de proteger a nossa casa comum” que “inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”.
“Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós… Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades”, lê-se na encíclica.
Oração pela nossa terra
Deus Omnipotente,
que estais presente em todo o universo
e na mais pequenina das vossas criaturas,
Vós que envolveis com a vossa ternura
tudo o que existe,
derramai em nós a força do vosso amor
para cuidarmos da vida e da beleza.
Inundai-nos de paz,
para que vivamos como irmãos e irmãs
sem prejudicar ninguém.
Ó Deus dos pobres,
ajudai-nos a resgatar
os abandonados e esquecidos desta terra
que valem tanto aos vossos olhos.
Curai a nossa vida,
para que protejamos o mundo
e não o depredemos,
para que semeemos beleza
e não poluição nem destruição.
Tocai os corações
daqueles que buscam apenas benefícios
à custa dos pobres e da terra.
Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa,
a contemplar com encanto,
a reconhecer que estamos profundamente unidos
com todas as criaturas
no nosso caminho para a vossa luz infinita.
Obrigado porque estais connosco todos os dias.
Sustentai-nos, por favor, na nossa luta
pela justiça, o amor e a paz.