Actualidades
11 maio 2024

Comboniano recebe prémio em Espanha

Tempo de leitura: 1 min
O Ir. Dario Laurecing, italiano, recebeu um importante prémio em reconhecimento do seu trabalho missionário em África durante mais de quatro décadas.
---

No passado dia 7 de maio, teve lugar em Madrid a décima edição dos Prémios Optimistas Comprometidos, organizada pela revista "Anoche tuvo un sueño", dirigida pela jornalista Julia Higueras. Entre os galardoados estava o comboniano Ir. Dario Laurecing.

O Prémio Especial do Júri para uma Vida de Optimismo Comprometido foi atribuído ao comboniano italiano pelo seu trabalho missionário em África durante mais de quatro décadas, onde transformou comunidades inteiras, construiu numerosas instalações e edifícios e proporcionou educação e acesso a recursos vitais, como a água potável, de que beneficiam centenas de milhares de pessoas.

Engenheiro mecânico de profissão, o Ir. Dario passou os seus primeiros anos no Quénia a abrir e a construir várias missões, mas em 1979 a sua vida missionária tomou um novo rumo. Nesse ano, uma grave seca atingiu a região de West Pokot, no noroeste do país, onde Dario estava a trabalhar. O missionário lembrava-se que, durante a sua infância, tinha visto na sua aldeia pessoas capazes de localizar pontos de água com a ajuda de um pau, os chamados radiestesistas. Começou a praticar esta técnica e descobriu que tinha uma grande sensibilidade para detetar água. O Ir. Dario conseguiu construir centenas e centenas de poços não só no Quénia, mas também em vários países africanos. Estas décadas de trabalho valeram ao missionário a alcunha de "mago da água".

(Com informação dos Combonianos de Espanha)

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail