Cultura
19 dezembro 2020

Natal nas Filipinas: exótico e peculiar

Tempo de leitura: 9 min
Nas Filipinas, país asiático insular com mais de 100 milhões de habitantes, oito em cada dez filipinos declaram-se católicos. A fé unida aos fortes laços familiares cria um Natal longo e intenso: de Setembro a Janeiro, há festejos, missas, comidas e caridade.
Fernando Félix
Jornalista
---

O Natal nas Filipinas é o mais longo do mundo. Quando o mês de Agosto termina, os Filipinos começam a retirar da arrecadação as decorações natalícias. Em Setembro, começa oficialmente a quadra; ela estende-se por Outubro, Novembro e Dezembro, e conclui-se a 6 de Janeiro, quando se comemora a Epifania e a chegada dos Reis Magos.

A razão para o Natal dos Filipinos ser tão longo relaciona-se com quatro particularidades desta sociedade: valorizam ao máximo os laços familiares, são marcadamente cristãos, gostam imenso de festas e vivem em mais de 7000 ilhas.  Então, para viver em plenitude o Natal como festa da família, os Filipinos começam a preparar o ambiente com bastante antecedência, a pensar na sua partida ou na chegada dos que vivem longe.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2021 - nº 712
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.