Artigos
10 fevereiro 2021

O legado de Trump e os desafios de Biden

Tempo de leitura: 28 min
O presidente cessante isolou a América e foi um inimigo da democracia. Mas que ninguém espere um regresso à “normalidade” pré-2016, porque o Trump não foi uma «aberração histórica», diz-nos Mara Oliva, especialista em política nacional e externa dos EUA. Biden enfrenta uma missão hercúlea.
Margarida Santos Lopes
Jornalista
---

A «desprezível e injustificável» invasão do Capitólio, no dia 6 de Janeiro, não foi apenas «um acto de terrorismo interno», mas «o clímax de quatro anos de acesa retórica, desinformação e manipulação de informação», critica Mara Oliva, professora de História dos Estados Unidos na Universidade de Reading, em Berkhsire (Inglaterra) e coordenadora, com Mark Shanahan, do livro The Trump Presidency: from Campaign Trail to World Stage.

É demolidor o balanço da presidência de Donald John Trump traçado, numa entrevista por correio electrónico à Além-Mar, pela académica que orienta os seus alunos sobre o que tem sido o «sonho americano», dos tempos coloniais ao século XXI. «A América tornou-se na anedota da comunidade internacional. A diplomacia e o soft power [capacidade persuasiva de poder] dos EUA nunca desceram a um nível tão baixo.»

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Março 2021 - nº 711
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.