150 Estados reconhecem a cultura como um bem público global e estabelecem um roteiro para fortalecer as políticas culturais. Os países defendem direitos culturais como a liberdade artística e a protecção do património e pedem que a cultura seja incluída nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Mundo
Instalação para migrantes
O presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Menfi, está a ser pressionado para fechar os centros de detenção de migrantes no país do Magrebe.
Mundo
Dois anos para mudar a Argentina
A primeira parte do mandato de Javier Milei deu em nada no propósito de mudar radicalmente a Argentina. A segunda, apadrinhada pelos Estados Unidos, começa no dia 10, mas sem mais garantias.
Opinião
A força da geração Z
A Geração Z africana representa 40 por cento da população e vive no espaço digital, usando-o para comunicar e se organizar.
Artigos
Dar à Igreja um rosto amazónico
O cardeal Pedro Barreto, conhecido pela defesa do meio ambiente, do povo da Amazónia e dos pobres, é o presidente da Conferência Eclesial da Amazónia. Ele fala-nos da missão evangelizadora, de uma Igreja sinodal e com rosto amazónico, e da defesa dos povos originários e do cuidado com a Casa Comum.
Opinião
Entre ruínas e esperança
A primeira viagem internacional do Papa Leão XIV, à Turquia e ao Líbano, revelou muito mais do que um itinerário diplomático bem composto; mostrou um programa de pontificado.
Opinião
COP30: Quando a cura passa pela relação
A COP30 recorda-nos que a Casa Comum só se cura quando curarmos os relacionamentos.
Mundo
Direito à agua
Sob o lema «Somos água, somos vida, somos esperança», realizou-se em Outubro, em Iquitos, Peru, a Cúpula Amazónica da Água.
Artigos
São José, justo e humilde trabalhador na vinha do Senhor
São José, pela sua humildade, sentido de justiça e confiança plena em Deus e no cumprimento da Sua vontade, é, para nós, testemunho de fé e acolhida serena do projecto de Deus nas nossas vidas.
Como dizia o Papa Francisco, «São José é modelo e inspirador de todas as vocações».
Reportagens
Confúcio vence todos, reportagem-Coreia do Sul
Budistas, protestantes e católicos: a maioria dos crentes
coreanos pertence a um destes 3 grupos. Mas, acima de tudo prevalece o Confucionismo, que não é propriamente uma religião, mas uma filosofia à qual todo o coreano — crente ou não — faz referência. Falámos sobre isso com alguns missionários.
Reportagens
O modo de vida coreano
Como conseguiu o país asiático tornar-se uma potência económica mundial? Que custos sociais teve de pagar pelo seu êxito? Que diferenças há em relação ao Japão? E como lidar com os «irmãos» separados da Coreia do Norte? Estas e outras perguntas foram feitas a Byun Jae-woon, jornalista coreano.
Reportagens
Milagres (e pesadelos) no rio Han
Após a longa submissão ao Império Japonês e uma guerra civil, a Coreia permaneceu dividida entre o Norte comunista e o Sul pró-ocidental. Nos últimos 70 anos, Seul deu passos de gigante, mesmo sacrificando a democracia. Hoje, a Coreia do Sul é uma potência económica, mas não isenta de problemas.