Aventura da Fé
12 setembro 2021

Três virtudes de São José a imitar

Tempo de leitura: 1 min
São José foi corajoso, próvido e protetor, e rico de amor.
Redação
---

1. Coragem

Para dar o melhor a Maria e ao Menino Jesus, a quem amava profundamente, São José age com rapidez, sem queixas nem lamúrias. Procura um lugar onde Maria ser mãe. Para escapar dos que tentavam matar o menino, foge de noite, esquivando-se aos soldados que vigiavam a cidade e as estradas. Assume a condição de prófugos e migrantes no Egito. Supera todos os inconvenientes com amor e coragem criativa.

2. Próvido e protetor

São José era carpinteiro polivalente: construía casas, telhados, móveis, rodas, prateleiras, carros de boi; sabia trabalhar a pedra e manejava o ferro para fazer enxadas, pás, pregos e grades. Trabalhava para melhor prover e proteger a família que Deus confiara aos seus cuidados.

3. Rico de amor

Nazaré era uma terra pobre. A Sagrada Família de Nazaré (José, Maria e Jesus), «três pessoas muito pobres que se amam, são aqueles que irão mudar o mundo» – escreveu Paul Claudel (1868-1955), poeta francês. Eles ensinam-nos que a verdadeira felicidade não provém da posse de coisas, mas de ter Deus consigo. Estar com o Menino Jesus vale muito mais do que todo o dinheiro e todas as coisas do mundo.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Setembro 2021 - nº 599
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.