A Abrir
22 outubro 2023

Corações e pés missionários

Tempo de leitura: 1 min
Cada um de nós é chamado a ser missionário.
Bernardino Frutuoso
---

Estamos em outubro, o mês missionário, pois no dia 22 celebramos o Dia Mundial das Missões. Todos os anos o papa publica uma mensagem para nos ajudar a aprofundar a dimensão missionária da nossa fé. Em 2023, Francisco escolheu como tema «Corações ardentes, pés ao caminho», que se inspira na história dos discípulos de Emaús, que caminham tristes e desanimados depois da morte de Jesus (lê a narração no evangelho de São Lucas, capítulo 24, 13-35).

O texto centra-se no encontro de dois discípulos com o Ressuscitado. Jesus, que eles no início não reconhecem, começa a caminhar com eles, ouve-os, explica-lhes as Escrituras e partilha com eles o pão. Nesse encontro com o Mestre, que está vivo e partilha a vida com eles, os corações dos discípulos ficam ardentes de amor. E como as estrelas não podem deixar de brilhar, também os corações daqueles que encontram Jesus não podem guardar esse amor para si mesmos, mas querem sair com pés céleres a partilhá-lo com todos.

Atualmente, milhares de homens e mulheres continuam a testemunhar o amor de Jesus nos cinco continentes. Eles deixaram as suas famílias e países para encontrar-se com outros povos e culturas e apresentar-lhes Jesus Cristo. Também cada um de nós, amigo de Jesus, é chamado a ser missionário: encontrando-se com Jesus e anunciando, com coração alegre e pés ligeiros, o seu amor a todas as pessoas que encontramos no dia a dia.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2024 - nº 625
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.