Valores
07 junho 2019

Os missionários praticam o respeito

Tempo de leitura: 2 min
Já ouviste muitas vezes dizer que deves respeitar os outros e que todos devemos ter mais respeito por nós próprios. Como podemos praticar este valor humano e cristão?
Ricardo Gomes
---

Nós, como filhos de Deus e irmãos de todos, temos esta missão muito importante de ser respeitadores em tudo e todo o lado.

A palavra «respeito» deriva do latim e significa «olhar outra vez, apreciar, prezar». Exprime a ideia de que aquilo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito, estima, consideração. Por respeito, veneramos Deus e prestamos culto aos santos; honramos e fazemos homenagem a alguém, como indica a expressão «apresentar respeitos». Ter respeito também pode implicar um comportamento de submissão e obediência, entendidos como ser suporte, apoio, e não como servilismo (dos filhos aos pais, dos alunos aos professores, dos funcionários aos seus chefes, por exemplo).

Respeitar é uma atitude essencial para a convivência saudável connosco mesmos, com os outros, com Deus e com a Natureza. Fundamental neste valor é a correlação: para sermos respeitados precisamos de saber respeitar. Pelo respeito, uma pessoa não tem posturas reprováveis em relação a si e aos outros. E respeitar não significa concordar em todas as questões com outra pessoa, mas implica não discriminar nem ofender essa pessoa por causa da sua forma de viver ou das suas escolhas (desde que isso não cause dano ou desrespeite os outros).

 

O que fazer ao desrespeito?

Quando nos damos conta das faltas de respeito que acontecem connosco ou ao nosso lado, o que vemos fazer? O que temos de fazer?

Podemos olhar para Jesus Cristo. Como Ele, somos chamados a ter um duplo olhar para o nosso próximo: para o seu exterior e para o seu interior. Veremos que tem feições, cor da pele e outras características diferentes das nossas, e atentaremos ao que sente e pensa. Então, saberemos respeitar as suas diferenças e querer-lhe bem como habitante do mesmo e único mundo, como conterrâneos, ou como amigos, familiares, etc.

Jesus respeitou toda a gente. Saibamos aprender com Ele e seguir o seu exemplo.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Junho 2019 - nº 575
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.