Valores
19 junho 2019

Desafio para as crianças portuguesas

Tempo de leitura: 2 min
A Zippy, marca de produtos para a infância, enviou uma carta aberta às escolas, pais e filhos. Nela, desafia as crianças a refletir e a retratar por meio de desenho, colagem, música ou qualquer outro formato, o significado da palavra inclusão.
---

«Às escolas, pais e filhos,

Nascemos e sentimos um abraço. Trémulo, cansado, com dúvidas, porém, repleto de amor, de expectativas e sonhos. Aquele primeiro contacto tão natural, sincero e intuitivo vem carregado de segurança, de tranquilidade e, sem uma palavra, diz-nos que afinal está tudo bem.

 

Nascemos sem país, nem raça, sem estereótipos nem preconceitos. Nascemos só nós, com vontade de criar laços e fazer amigos. Somos assim e é assim que tudo faz sentido.

 

Celebrar a Criança é exatamente isso. Nunca esquecer essa verdade, essa sinceridade. Parar e sentir a deliciosa liberdade de fazer uma simples pergunta: “Posso ser teu amigo?”

 

Por isso, estamos aqui para propor um desafio. Vamos pensar no significado da palavra inclusão e todos os sinónimos possíveis e aplicáveis.

 

Vamos celebrar esta palavra em família e na escola.

 

Não, não pedimos TPCs, mas um exercício de partilha e reflexão que se materializará da forma que mais sentido fizer para cada um. Um desenho? Uma colagem? Uma música? O formato é indiferente, a partilha e a troca são o fundamental.

 

Como banda sonora, inspiradora, propomos a música Lean on Me, de Bill Withers: https://www.youtube.com/watch?v=qH20MkK7G6k

 

Acreditamos que o maior desafio está na formação das novas gerações, na transmissão de valores e princípios de tolerância e respeito. Como marca, assumimos essa responsabilidade e disponibilizamo-nos como parceiros dessa formação constante. Juntos fazemos a diferença.

 

PS: Adoraríamos ver o resultado do desafio! Partilhem connosco»

 

Enviar trabalhos para

Diogo Simão

Correio eletrónico: ds@ban.pt

 

«A Zippy está presente com as suas lojas e produtos em mais de 40 países em todo o mundo, tendo um forte conhecimento das diferentes realidades sociais e culturais. Nesse sentido, a inclusão e a tolerância são valores chave que devem ser promovidos na sociedade, podendo as escolas ser um importante instrumento nesta promoção», diz Filipa Bello, da Zippy.

 

Página da iniciativa: www.zippywegotogether.com 

 

Vídeo da campanha em: https://youtu.be/4kwj9dPNXOI 

Partilhar
---
EDIÇÃO
Setembro 2019 - nº 577
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.