Ciência e tecnologia
17 outubro 2025

O homem que replantou uma floresta

Tempo de leitura: 2 min
Um jovem agricultor não ficou indiferente à destruição dos bosques e florestas da sua terra e reuniu os conterrâneos na tarefa de recuperar o mangal perdido. Tudo começou como costumam começar as histórias de destruição de bosques e florestas.
Maria Filomena Silva
---

As pessoas cortavam as árvores porque era necessária a madeira para o dia a dia, e toda a gente ia cortando sempre um bocadinho mais, aqui e ali, até que, a certa altura, já quase não havia árvores.

Um dia, em 2009, veio um ciclone mais forte, e a violência tremenda dos ventos acabou com o restava do manguezal na ilha de Sangar. Esta é uma das muitas ilhas que existem em Sunderbans, uma região costeira, na Índia, feita de terras pantanosas, onde os mangais são o pilar da vida natural e das comunidades humanas. Por isso, quando o mangal ficou quase completamente destruído, a população local ficou sem recursos, mais pobre e mais desprotegida.

Partilhar
Tags
Ciência
---
EDIÇÃO
Outubro 2025 - nº 644
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.