Sala de convívio
18 abril 2022

Outras guerras

Tempo de leitura: 1 min
Não é comparável à guerra que está a devastar a Ucrânia e a matar pessoas inocentes, mas, ainda assim, há outras guerras, estas mais silenciosas e permanentes, como a poluição.
Beatriz Guégués
---

Apesar das sucessivas tentativas de reduzir a poluição atmosférica – que chega a causar acidentes de viação, tal a densidade da neblina –, a Índia permanece no topo dos países mais poluídos do mundo, tendo 22 das 30 cidades mais poluídas do globo. Com isto, a quantidade de projetos que têm como intenção criar soluções para reduzir a emissão de carbono aumentam. Um arquiteto e investigador indiano, Tejas Sidnal, fundador da startup Carbon Craft Design, concebeu a reutilização do manto de fumo que cobre permanentemente as paisagens citadinas de Faridabad, Ghaziabad e Nova Deli. Com o carbono processado, depois de captado, o ar poluído é convertido em ladrilhos de carbono.

Não é espantoso? Todo o processo de fabricação destes ladrilhos consome um quinto da energia necessária para fazer ladrilhos vitrificados como os que temos nas nossas casas, e reduz a poluição do ar em 30 000 litros de carbono por cada ladrilho feito. De algo muito mau, nasce algo bom e que contribui para degradar menos a Natureza, tanto mais que é na Índia que se pode encontrar a terceira maior indústria imobiliária, o que, naturalmente, exige quantidades incomensuráveis de materiais de construção.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2024 - nº 628
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.