Sala de convívio
09 maio 2023

Réki Moussa: Senhora do Microcrédito

Tempo de leitura: 1 min
A escolarização das raparigas é um projeto muito caro a Réki, porque acredita ser um direito fundamental e que o capital humano se fortalece por meio da formação.
África González
Jornalista
---

A Senhora do Microcrédito, assim foi apelidada Réki Moussa. Natural do Níger, iniciou a sua carreira no mundo das microfinanças na ONG Care Internacional. Nesta organização não-governamental, teve a cargo o Projeto de Mobilização de Recursos para Mulheres. O objetivo era melhorar as condições socioeconómicas das mulheres nas zonas rurais. Para tal, eram-lhes concedidos empréstimos de pequenas quantias, para que pudessem começar um negócio. Daqui, as camponesas obtiveram rendimentos, o que permitiu quebrar o círculo de pobreza em que viviam, tornando-as mais independentes.

Embora algumas pessoas duvidassem que fosse resultar, Réki avançou com a ideia, mostrando que era possível. Em 2005, fundou a associação Asusu Giigaba, de âmbito nacional. Três anos depois, decidiu transformar a associação numa empresa. Em 2018, a firma de Réki Moussa tinha já oferecido empréstimos a 265 mil pessoas e contratado 300 empregados.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Dezembro 2023 - nº 623
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.