Sala de convívio
17 fevereiro 2024

Arthur Zang: Inventor com coração

Tempo de leitura: 1 min
Arthur Zang tornou-se mundialmente famoso por, em 2014, ter inventado um dispositivo que salva vidas: o tablet Cardiopad.
África González
Jornalista
---

O engenheiro informático Arthur Zang é um camaronês que se tornou mundialmente famoso por, em 2014, ter inventado um dispositivo que salva vidas: o tablet Cardiopad. Este mecanismo permite diagnosticar problemas cardíacos em áreas remotas ou em que não existam hospitais. É um autêntico “todo-o-terreno”, capaz de suportar climas húmidos e de resistir a frequentes falhas no abastecimento da corrente elétrica, habituais em locais afastados das grandes cidades. Além disso, possui uma bateria com autonomia para seis horas de pleno rendimento.

Quando ainda estudava na Universidade de Yaoundé, Arthur Zang conheceu um eminente cardiologista, o Professor Samuel Kingué, que lhe desabafou a sua preocupação com as doenças cardiovasculares nos países em vias de desenvolvimento, sobretudo nas zonas rurais, onde é difícil realizar exames diagnósticos, como o eletrocardiograma. Naquela altura, os Camarões tinham menos de 60 cardiologistas para uma população de 20 milhões de habitantes, e, ainda assim, concentrados na capital ou em núcleos importantes.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.