Sala de convívio
10 abril 2024

Cartuchos e apêndices

Tempo de leitura: 1 min
Todos os dicionários dizem que, entre outras nove ou dez coisas diferentes, cartucho é o tubo que contém a carga para as armas de fogo. Esqueceram-se da banda desenhada.
Hélder Guégués
---

Com certeza já aprenderam o que são palavras homónimas, não é assim? Esperem, estão aí alguns a dizer que não se lembram... Bem, vamos tratar do assunto: em gramática, diz-se homónima a palavra que se pronuncia e se escreve como outra, mas que tem significado diferente. Por exemplo, «cura» (pároco) e «cura» (ato de curar; forma do verbo curar). É uma fonte de equívocos na nossa língua, mas, ao mesmo tempo, enriquece-a de uma forma extraordinária.

Ora bem, descobri recentemente, quase por acaso, que cartucho, palavra que se usa em banda desenhada para designar o segmento de texto, geralmente inserido em moldura retangular, em que o conteúdo pertence ao narrador, não estava nesta aceção nos nossos dicionários. Como pode ser? Bem, mas entretanto já resolvi o problema num dicionário. Todos eles dizem que, entre outras nove ou dez coisas diferentes, cartucho é o tubo que contém a carga para as armas de fogo. Esqueceram-se da banda desenhada.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.