À volta do mundo
23 abril 2022

Dragão-marinho-folhoso

Tempo de leitura: 2 min
O dragão-marinho-folhoso é um peixe da família dos Singnatídeos, que inclui peixes-cachimbo e cavalos-marinhos. Diferencia-se destas espécies por ser maior, medindo entre 20 e 30 centímetros.
Margarida Brotas
---

O dragão-marinho-folhoso (Phycodurus eques) é nativo da costa sul e oeste da Austrália, onde é conhecido por folhinhas e considerado um emblema marinho. Habita corais rochosos e prados marinhos repletos de algas, a profundidades entre os 3 e os 50 metros. 

Deve o nome à sua aparência. O seu corpo, geralmente acastanhado ou amarelado, está repleto de saliências cor de azeitona, semelhantes a algas. Estas permitem-lhe camuflar-se perfeitamente no meio envolvente. Contudo, não as utiliza para nadar, para isso serve-se de duas pequenas barbatanas ao longo da cabeça, quase totalmente transparentes. Estas ondulam muito ligeiramente e fazem com que o dragão-marinho-folhoso se mova muito devagar pela água, criando a ilusão de ser uma alga flutuante! É também capaz de mudar a sua cor, mas tal depende da sua dieta, idade, localização e nível de stress.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.