À volta do mundo
30 julho 2022

A uge-de-manchas-azuis

Tempo de leitura: 2 min
A uge-de-manchas-azuis é uma espécie de raia, cujo nome científico é «Taeniura lymma», sendo que «lymma» significa «sujidade» em latim.
Margarida Brotas
---

O corpo alongado e amarelado, coberto por manchas azuis, deu o nome a esta raia que vive em recifes de coral e areais planos nos oceanos Índico e Pacífico, entre dois e trinta metros de profundidade. Pesa, em média, cinco quilos, e mede cerca de oitenta centímetros. A coloração indica às outras criaturas quão perigosa ela pode ser! O seu veneno provém de dois espinhos localizados na parte traseira da cauda. Se encurralada, pode lançá-los: um ato fatal para muitas espécies, incluindo humanos!

Para se alimentar, a uge-de-manchas-azuis escava na areia, onde procura caranguejos, pequenos peixes, moluscos e camarões. Raramente se enterra completamente, mas pode fazê-lo, para emboscar as presas ou durante as migrações. Quando se sente ameaçada, costuma nadar a elevadas velocidades em ziguezagues, de forma a distrair os seus predadores, os tubarões-martelo e os golfinhos.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.