Apoiar através do IRS
02 março 2020

Apoiar a missão através do IRS

Tempo de leitura: 3 min
A consignação do IRS aos Missionários Combonianos pode ajudar a evangelizar, mudar vidas e tornar o mundo mais justo e solidário.
---

 

0,5% DO IRS = 100% EVANGELIZAÇÃO

APOIAR A MISSÃO É FÁCIL, NÃO CUSTA NADA E FAZ MUITO BEM

A pensar no IRS? Colaborar na missão é fácil e sem qualquer custo quando estiver a preencher o seu formulário. A consignação do IRS aos Missionários Combonianos pode ajudar a evangelizar, mudar vidas e tornar o mundo mais justo e solidário. O número missionário é o NIF 500 139 989. Veja em baixo como fazer ou fale ao seu contabilista.

É fácil e sem qualquer custo para si.

1 - CONSIGNAÇÃO DO IRS – O QUE É?

A consignação do IRS está prevista na lei (Lei n.º 16/2001 de 22 de Junho) e permite aos contribuintes atribuírem 0,5% do total do imposto pago ao Estado a uma instituição, como os Missionários Combonianos. Esta percentagem é retirada ao valor que o Estado recebe e não ao contribuinte. Ou seja, é uma maneira de o contribuinte dizer onde quer parte dos seus impostos directamente aplicados e não deixar para o Estado essa decisão. Esta é uma das formas mais simples e eficazes de os cidadãos poderem apoiar uma causa social.

2 – TEM CUSTOS ASSOCIADOS?

Não! Esta acção não tem qualquer custo para si. Esta doação permite destinar 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado a uma instituição escolhida pelo contribuinte, sem qualquer influência no valor a pagar ou a receber. Está apenas a indicar ao Estado onde pretende que sejam aplicados 0,5% do imposto que já pagou.

 3 COMO POSSO FAZER ESSA CONSIGNAÇÃO?

É muito fácil! Para ajudar os Missionários Combonianos basta preencher o quadro 11 do modelo 3 da declaração do IRS, com o número 500 139 989 e colocar a cruz na opção “Instituições religiosas (…)” e na opção IRS. Caso seja um dos contribuintes abrangidos pelo IRS automático, poderá verificar se este campo está preenchido e, caso assim pretenda, modificar este campo para apoiar os Missionários Combonianos.

4 - E POSSO AJUDAR AINDA MAIS?

Sim, para além de consignar os 0,5% do IRS sem qualquer custo para si, pode ainda adicionar um donativo relativo aos 15% do IVA reembolsado em facturas relativas às actividades de reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração e cabeleireiros entre outros. Para tal é só colocar um X na opção IVA, abdicando assim desse retorno. No entanto, ao contrário do que acontece com a consignação de 0,5% do IRS, completamente gratuita, se quiser doar este benefício fiscal, saiba que irá prescindir da dedução do IVA suportado pelo seu agregado familiar nas despesas mencionadas.

 5 – PARA QUE SERVE ESTE DONATIVO?

Com os donativos angariados nesta campanha pretendemos continuar a desenvolver as nossas obras de evangelização (incluindo os projectos de formação e de acompanhamento social), assim como a apoiar as actividades missionárias que levamos a cabo nas nossas casas em Portugal.

Está é uma maneira fácil e sem quaisquer custos de apoiar a nossa missão!

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail