Entre 1 de Abril e 30 de Junho, quando for entregar o seu IRS, escolha colaborar com os Missionários Combonianos e a sua missão evangelizadora.
1 - CONSIGNAÇÃO DO IRS – O QUE É?
A consignação do IRS está prevista na lei (Lei n.º 16/2001 de 22 de Junho) e permite aos contribuintes atribuírem 0,5% do total do imposto pago ao Estado a uma instituição, como os Missionários Combonianos. Esta percentagem é retirada ao valor que o Estado recebe e não ao contribuinte. Ou seja, é uma maneira de o contribuinte dizer onde quer parte dos seus impostos directamente aplicados e não deixar para o Estado essa decisão. Esta é uma das formas mais simples e eficazes de os cidadãos poderem apoiar uma causa social.
2 – TEM CUSTOS ASSOCIADOS?
Não! Esta acção não tem qualquer custo para si. Esta doação permite destinar 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado a uma instituição escolhida pelo contribuinte, sem qualquer influência no valor a pagar ou a receber. Está apenas a indicar ao Estado onde pretende que sejam aplicados 0,5% do imposto que já pagou.
3 – COMO POSSO FAZER ESSA CONSIGNAÇÃO?
É muito fácil! Siga estes três passos:
PASSO 1
Vá ao Portal das Finanças ou ao Modelo 3 da sua declaração de IRS e procure o Quadro 11 – Consignação de 0,5% do IRS.
PASSO 2
Escolha o campo 1001 - Instituições religiosas
PASSO 3
Coloque o NIF dos Missionários Combonianos: 500 139 989 e assinale a opção IRS. Guarde ou entregue o IRS e já está.
4 - E se estiver a usar a opção de preenchimento automático do IRS?
Quando estiver a submeter o IRS preenchido automaticamente, no fundo da página encontrará a área dedicada à consignação. Terá de indicar que pretende consignar “0,5% IRS” a “Instituições religiosas” e inserir o NIF dos Missionários Combonianos 500 139 989.
Veja os passos a seguir nesta imagem:
5 - E POSSO AJUDAR AINDA MAIS?
Sim, para além de consignar os 0,5% do IRS sem qualquer custo para si, pode ainda adicionar um donativo relativo aos 15% do IVA reembolsado em facturas relativas às actividades de reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração e cabeleireiros entre outros. Para tal é só colocar um X na opção IVA, abdicando assim desse retorno. No entanto, ao contrário do que acontece com a consignação de 0,5% do IRS, completamente gratuita, se quiser doar este benefício fiscal, saiba que irá prescindir da dedução do IVA suportado pelo seu agregado familiar nas despesas mencionadas.
6 – PARA QUE SERVE ESTE DONATIVO?
Com os donativos angariados nesta campanha pretendemos continuar a desenvolver as nossas obras de evangelização em África, Ásia, e América Latina (incluindo os projectos sociais de formação e de desenvolvimento integral), assim como a apoiar as actividades missionárias que levamos a cabo nas nossas casas em Portugal.
Apoiar atrevés da consignação do 0,5% do IRS é uma maneira fácil e sem quaisquer custos de apoiar a nossa missão! Muito obrigado!