Actualidades
10 julho 2019

Presidente do Sudão do Sul pede desculpas pelos fracassos

Tempo de leitura: 2 min
Salva Kiir também deseja manter a paz na formação de um novo governo
---

O presidente do Sudão do Sul pediu desculpas aos cidadãos do país pela dor e o sofrimento causados por anos de conflito e pelo fracasso do seu regime em prestar serviços.

O líder do Sudão do Sul discursou ontem, 9 de julho, na celebração do oitavo aniversário da independência do país.

No seu discurso televisionado, Salva Kiir citou especificamente os atrasos no pagamento dos salários dos funcionários públicos, prometendo acompanhar pessoalmente o assunto.

“Eu quero sinceramente pedir desculpas a vocês, meu povo, em meu nome e em nome do governo pelo fracasso em pagar os salários dos funcionários públicos a tempo”, disse.

Kiir também exortou todas as partes do acordo de paz revitalizado a manter o espírito de paz antes da formação do governo de unidade.

“Não tenho dúvidas de que, com a plena implementação do acordo de paz, a segurança voltará ao Sudão do Sul”, destacou.

Sobre a economia, Kiir disse estar confiante de que o envolvimento da China ajudará no desenvolvimento das infraestruturas.

“A nossa economia vai prosperar e seremos capazes de criar empregos e fornecer melhores serviços à população, tais como escolas, hospitais e acesso a água potável”, disse o presidente.

Salva Kiir referiu que os sul-sudaneses reconhecem uma relativa paz no país, apesar dos distúrbios causados pelos rebeldes da Frente Nacional de Salvação (NAS), leais ao general Thomas Cirilo. E pediu que os grupos rebeldes, incluindo o NAS, participem no processo de paz.

“Esperamos conseguir desta vez e evitar qualquer erro que possa levar-nos a outro conflito”, observou Kiir.

O Sudão do Sul separou-se do Sudão em 2011 após uma guerra civil que durou décadas. No entanto, os conflitos que eclodiram em 2013 lançaram o país numa crise que afetou severamente o desenvolvimento económico.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail