Actualidades
18 julho 2019

Nove mortos e 20 feridos na Rep. Centro-Africana

Tempo de leitura: 1 min
Houve um confronto entre dois grupos armados
---

O confronto aconteceu na segunda-feira, 15 de julho, em Amdafok, no leste da RCA, entre os rebeldes do Movimento dos Libertadores Centro-Africanos para a Justiça (MLCJ) e a Frente Popular para a Renovação na República Centro-Africana (FPRC). A questão envolveria armas importadas do Sudão pelo MLCJ e intercetadas pelo FPRC.

Ambas as fações são signatárias do acordo de paz assinado em fevereiro por 14 grupos armados da RCA. O objetivo era acabar com os conflitos.

Recentemente, a força de paz da ONU na Rep. Centro-Africana (MINUSCA), informou sobre o desarmamento e desmobilização de grupos armados.

“Os elementos da Frente Democrática do Povo Centro-Africano (CDPF) foram completamente desarmados”, disse Kenneth Gluck, representante especial da MINUSCA.

“Os combatentes do movimento Revolução e Justiça, assim como os da UFR-anti-balakas, também desmobilizaram”, acrescentou Kenneth Gluck.

Ao todo, são cerca de 450 combatentes desarmados em Nana-Mambéré, na região oeste da RCA.

No país, vigora ainda o acordo de Desarmamento, Desmobilização, Reintegração e Repatriação (DDRR) assinado entre o Governo da República Centro-Africana e os grupos armados em 2015 e que prevê programas de reintegração de ex-combatentes que lhes permite obter emprego decente ou atividade geradora de renda.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail