Actualidades
16 setembro 2019

Atos de xenofobia são deploráveis

Tempo de leitura: 1 min
Bispos africanos pedem que países não apoiem a onda de vingança
---

“Os atos que vemos são deploráveis e não podem passar despercebidos”, declararam os bispos da Associação Inter-Regional dos Bispos Católicos da Africa Austral (IMBISA) em relação aos ataques xenófobos recentemente praticados na África do Sul.

A IMBISA reúne as Conferências Episcopais de Angola e São Tomé, Moçambique, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e África do Sul, Botsuana e Suazilândia.

“Pedimos aos países de origem das vítimas que não apoiem a onda de vingança que se está a organizar”, exortam os bispos africanos que dizem acreditar “que muitos irmãos sul-africanos experimentam imensa dor pelos atos cometidos por alguns compatriotas”.

Após a última onda de violência xenófoba que provocou 12 mortes no início do mês de setembro, o consultado nigeriano de Joanesburgo anunciou que 600 nigerianos serão repatriados. Zâmbia e Madagáscar cancelaram partidas de futebol contra a seleção sul-africana e a Tanzânia suspendeu os voos para a África do Sul.

A IMBISA declara o seu total apoio ao comunicado emitido pela Conferência dos Bispos Sul-africanos na passada semana e refere que a “Africa Austral é uma região rica de diversidades culturais. Que cada cristão e irmãos de credos diversos, se unam para ajudar a travar esta onda de violência”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail