Actualidades
14 novembro 2019

Bispos bolivianos apelam à paz e ao entendimento

Tempo de leitura: 2 min
Responsáveis políticos devem procurar uma saída constitucional para a situação
---

A Conferência Episcopal Boliviana (CEB) lançou um apelo à paz e ao entendimento entre todos os irmãos bolivianos. Os bispos também pedem aos responsáveis políticos uma saída constitucional para a situação.

Após a renúncia forçada de Evo Morales, uma senadora da oposição, Jeanine Áñez, assumiu a presidência interina até à realização de novas eleições.

A Bolívia tem vivido dias de fortes protestos e sete pessoas foram mortas em confrontos e manifestações.

“Que não haja mais agressões entre uns e outros. Que reine a paz no país. Que as ideias não sejam causa de enfrentamentos violentos”, referem no comunicado apresentado pelo secretário-geral da CEB, bispo Aurelio Pesoa Ribera.

O comunicado dos bispos reforça que “os posicionamentos políticos têm de servir para formar um país em progresso e livre, e não para causar confronto entre irmãos”.

“O futuro da Bolívia constrói-se com respeito às normas constitucionais e outorgando garantias aos representantes do povo em exercício para que atuem com consciência e busquem o bem comum”, anuncia o comunicado.

Ao chamar a todos para construir a paz na Bolívia, os bispos pedem aos responsáveis políticos “que propiciem uma saída constitucional para a situação”. Pedem também aos movimentos sociais que se mantenham “com atitudes de paz e evitem qualquer tipo de violência”.

“Passados esses dias, convidamos a olhar para o futuro com esperança. Que Deus abençoe a Bolívia e nos encaminhe para dias de paz e unidade”, conclui o comunicado.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail