Actualidades
27 março 2020

Bispos convidam portugueses a orar com o Papa

Tempo de leitura: 2 min
Momento de oração acontece nesta sexta-feira, às 17h
---

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou um comunicado a convidar os fiéis católicos e os cristãos de outras confissões religiosas a unirem-se ao Papa num momento de oração pelo fim da pandemia do novo coronavírus. O evento acontecerá hoje, 27 de março, às 17h (hora de Portugal), no adro da Basílica de São Pedro, com a praça vazia e transmissão em direto na RTP1 e também pela internet.

A Igreja em Portugal empenha-se em promover, mediante os meios de comunicação social à sua disposição, a participação dos fiéis católicos e dos cristãos de outras confissões religiosas na Satio orbis que o Papa Francisco realizará às 18h00 (hora de Roma) de sexta-feira, dia 27 de março corrente”, lê-se no comunicado da CEP.

O documento informa que o Santo Padre “concederá a todos os participantes a Indulgência Plenária e dará a bênção Urbi et Orbi”.

Procuremos participar vivamente neste intenso momento de oração convocado pelo Santo Padre”, acrescentam os bispos portugueses.

Francisco também pediu que fosse transportado para a praça o “Crucifixo Milagroso”, que é objeto de profunda veneração dos fiéis e ao qual foi atribuído o fim da peste que atingiu a cidade de Roma, em 1522.

O Papa havia convocado dois momentos de oração para esta semana. O primeiro aconteceu na quarta-feira, ao meio-dia, quando todos os participantes rezaram o Pai Nosso juntamente com Francisco. O segundo momento acontece hoje e foi convocado pelo Papa da seguinte maneira:

Convido todos a participar espiritualmente através dos meios de comunicação social. Escutaremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual, no final, darei a Bênção Urbi et Orbi, à qual juntará a possibilidade de receber a indulgência plenária. Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Permaneçamos unidos. Façamos sentir a nossa proximidade às pessoas mais sozinhas e provadas. A nossa proximidade aos médicos, profissionais de saúde, enfermeiros e enfermeiras, voluntários.”

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail