Actualidades
30 junho 2020

Foi criada a Conferência Eclesial da Amazónia

Tempo de leitura: 1 min
O cardeal brasileiro Claudio Hummes foi eleito presidente do novo organismo
---

Foi criada a Conferência Eclesial da Amazónia com a finalidade que este seja um “organismo episcopal que promova a sinodalidade entre as Igrejas da região, que ajude a delinear o rosto amazónico desta Igreja e que continue a tarefa de encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora”, lê-se no comunicado da assembleia que elegeu o cardeal brasileiro Claudio Hummes, de 85 anos, como o primeiro presidente do organismo.

A Assembleia do Projeto de constituição da Conferência Eclesial da Amazónia, que durou dois dias (28 e 29 de junho), foi realizada através de meios digitais e sem a presença física dos participantes.

O anúncio da criação da Conferência Eclesial da Amazónia foi feito no dia 29 de junho, data da festa de São Pedro e São Paulo, “como um gesto de sua vocação para afirmar a identidade da Igreja, e de sua opção profética e em saída missionária” afirma o comunicado.

Conferência Eclesial da Amazónia

Presidente: Cardeal Claudio Hummes, OFM (Brasil)

Vice-presidente: Mons. David Martínez de Aguirre, OP (Peru)

Representante das Conferências Episcopais: Mons. Eugenio Coter (Bolívia)

Conselho: CELAM, REPAM, CLAR e CÁRITAS ALyC; junto com os 3 representantes dos povos originais designados: Sra. Patricia Gualinga do povo Kichwa-Sarayaku (Equador); Ir Laura Vicuña Pereira do povo Kariri (Brasil); e Sr. Delio Siticonatzi do povo Asháninka (Peru).

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail