Actualidades
07 julho 2020

Preparar o futuro e construir a paz em tempos de pandemia

Tempo de leitura: 1 min
Comunicado de imprensa da Comissão do Vaticano para a Covid-19
---

A Comissão do Vaticano para a Covid-19 divulgou esta terça-feira, 7 de julho, um comunicado de imprensa onde pede que os países revertam as suas despesas militares em ajuda humanitária.

A despesa militar global em 2019 superou e muito a média das despesas militares globais anuais durante a Guerra Fria”, salienta o comunicado da Comissão, acrescentando que o valor investido é cerca de 300 vezes o orçamento da Organização Mundial da Saúde.

Por isso, os membros da Comissão do Vaticano para a Covid-19 dizem que é preciso fazer uma escolha: “Os fornecimentos médicos, a segurança alimentar, e a retoma económica centrada na justiça social e na economia verde pedem recursos que podem ser retirados do setor militar no contexto de um renovado controlo dos armamentos. A segurança alimentar está no primeiro lugar e é fundamental para a segurança internacional”, escrevem.

O cardeal Peter Turkson, presidente do organismo, disse aos jornalistas que esta é uma das “piores crises humanas” desde a II Guerra Mundial, que combina a pandemia global e uma recessão económica global, ambas sustentadas por uma emergência climática global.

Neste sentido, o cardeal diz que “precisamos de uma globalização da solidariedade.

Agora é o momento de construir um mundo que reflete melhor uma aproximação verdadeiramente integral à paz, ao desenvolvimento humano e à ecologia”, concluiu.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail