Actualidades
16 julho 2020

Pandemia está a acelerar em África

Tempo de leitura: 2 min
União Africana pede distanciamento social e uso de máscaras
---

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) alertou hoje, 16 de julho, que a pandemia está a acelerar e defendeu a utilização permanente de máscaras em espaços públicos.

“A pandemia acelerou e está a aumentar rapidamente, por isso precisamos de aplicar as medidas de distanciamento social conforme recomendado pelas autoridades de saúde, já que não temos vacina nem cura para a covid-19”, disse John Nkengasong durante a conferência de imprensa semanal do África CDC.

Na última semana, o continente africano registou um aumento de 23 por cento nos novos casos de infetados, o que se traduz em 119 mil casos reportados e uma média de 17 mil casos diários, comparados com os 14 mil casos diários na semana anterior.

“Existe uma recomendação para a utilização de máscaras sempre que as pessoas estão em espaços públicos”, declarou John Nkengasong sobre uma das medidas de proteção.

Sobre as vacinas, John Nkengasong salientou a necessidade de haver uma coordenação continental e evitar que cada país tente obter uma vacina por si próprio.

“Queremos coordenar a questão das vacinas a nível continental, e não que um laboratório aborde um país a propor uma vacina. O África CDC e a União Africana estão muito empenhados em posicionar o continente na vanguarda dos ensaios e da pesquisa, já estamos em conversações com empresas de produção de vacinas em África para termos um papel ativo no desenvolvimento, distribuição e administração das vacinas e não esperar que sejam desenvolvidas e depois distribuídas aqui”, anunciou.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail