Actualidades
20 julho 2020

Efeitos da pandemia agravam a fome no Sudão

Tempo de leitura: 2 min
Um em cada quatro sudaneses enfrenta fome severa
---

Quase 10 milhões de sudaneses estão a enfrentar uma fome severa, após a situação piorar devido à pandemia de Covid-19.

“Mais de 9,6 milhões de pessoas, quase um quarto da população do Sudão, estão a enfrentar fome severa, o maior número já registado no país”, disse o diretor de informação para assuntos humanitário das Nações Unidas (OCHA) no Sudão, Tinago Chikoto.

Gwi Yeop Son, coordenador humanitário das Nações Unidas no país, acrescentou que uma parte crescente da população sudanesa “já tinha problemas para cobrir as suas necessidades básicas antes da pandemia” e que o sistema de saúde estava sob “pressão extrema”.

O impacto do coronavírus e o consequente encerramento de parte da atividade económica pioraram a crise preexistente num país onde apenas 15% dos medicamentos essenciais estão disponíveis, afetando o poder de compra dos sudaneses e o acesso a alimentos ou serviços médicos.

De acordo com a ONU, o país precisa urgentemente de 283 milhões de dólares para salvar cerca de 6,7 milhões de vidas afetadas pela Covid-19.

“Se o Sudão não estiver seguro, ninguém mais na região estará seguro e se ninguém mais estiver seguro, o continente africano não estará seguro”, alertou Tinago Chikoto.

Desde que o primeiro caso de coronavírus foi registado no Sudão, em 13 de março de 2020, já ocorreram 10 682 casos e 673 mortes. Cerca de 70% das infeções foram notificadas em Cartum.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail