Actualidades
08 setembro 2020

“Todos irmãos”: a encíclica de Francisco sobre a fraternidade

Tempo de leitura: 2 min
O Papa Francisco vai publicar a terceira encíclica do seu pontificado – intitulada Fratelli tutti (Todos irmãos), com o subtítulo "Sobre a fraternidade e a amizade social" – e decidiu assiná-la na cidade de Assis, na tarde do próximo dia 3 de Outubro.
---
A Basílica de Assis, cidade onde o Papa Francisco decidiu assinar a nova encíclica sobre a frtaernidade humana no próximo dia 3 de Outubro (Foto: 123RF)

 

Segundo o anúncio oficial foi feito pelo padre Enzo Fortunato, porta-voz da Basílica de Assis, publicado no portal Vatican News, o papa deverá chegar a Assis no dia 3 de Outubro, na véspera da festa de S. Francisco, pelas 15 horas. Celebrará a eucaristia na basílica, junto ao túmulo de São Francisco, que viveu a fraternidade humana e viu a fraternidade em cada criatura de Deus. De seguida assinará a sua nova encíclica e regressará a Roma no próprio dia. Toda a visita, de carácter privado devido à covid-19, decorrerá sem a participação de fiéis.

Esta será a primeira vez que Francisco sai de Roma desde que Itália iniciou o período de confinamento, em Fevereiro deste ano, e a quarta visita de Francisco a Assis desde o início do seu pontificado.

Com a visita de 3 de Outubro serão quatro as visitas de Francisco a Assis – a 4 de Outubro de 2013 e a dupla no ano de 2016 (4 de Agosto e 20 de Setembro). Um retorno que o bispo da cidade, D. Domenico Sorrentino, espera com «emoção e gratidão». «Enquanto o mundo sofre uma pandemia que coloca tantos povos em dificuldade e nos faz sentir irmãos na dor, não podemos deixar de sentir a necessidade de nos tornarmos acima de tudo irmãos no amor», escreve dom Sorrentino, que fala da «fraternidade cósmica» de São Francisco. «Este gesto do Papa Francisco – conclui o bispo de Assis – dá-nos nova coragem e força para 'reiniciar' em nome da fraternidade que nos une a todos».

A data de publicação oficial da nova encíclica ainda não foi anunciada, mas prevê-se que será alguns dias depois da sua assinautura.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail