Actualidades
19 outubro 2020

Apresentado o logótipo da JMJ

Tempo de leitura: 2 min
O logótipo da edição de Lisboa da Jornada Mundial da Juventude foi apresentado. Aposta na imagem de Portugal e na ideia de «caminho»
---

Foi apresentado no dia 16 de Outubro o logotipo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. O novo logo da JMJ, inspirado no tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1, 39), proposto pelo Papa Francisco, tem como elementos centrais a Cruz, atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo, e a figura da Virgem, acompanhada pela referência à oração do Rosário.

A autora é Beatriz Roque Antunes, jovem designer portuguesa de 24 anos. Estudou Design em Londres e actualmente trabalha numa agência de comunicação, em Lisboa.

A joveme explica que começou pela cruz, criou o caminho que a atravessa e, aos poucos, nasceu o rosto jovem de Maria. O terço surgiu mais tarde para assinalar a devoção portuguesa a Nossa Senhora de Fátima.

Para a jovem criadora, as imagens do caminho, das contas do Terço e do rosto de Nossa Senhora surgem pelo tema e pela ligação a Portugal.

"O Terço era importante para trazer esta dimensão e está colocado no caminho que atravessa a cruz, para trazer esta dimensão da peregrinação, que é muito portuguesa e que tem muito a ver com a fé que se vive em Portugal, é muito identificativa da nossa fé, e fazia muito sentido. Nossa Senhora foi colocada com este rosto jovem para que os jovens se identificassem com ela e com a Maria desta passagem, que é uma Maria que ainda não foi mãe, uma Nossa Senhora muito jovem e muito decidida, daí a inclinação do rosto para a frente”, afirmou aos jornalsitas Beatriz Antunes.

“Como nos diz a passagem que é o lema da JMJ Lisboa 2023, Maria não se acomoda e vai visitar a prima. É esse o convite aos jovens: que não se acomodem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros. Precisamos todos que os jovens tomem o mundo nas suas mãos”, afirmou a jovem designer. 

Veja um vídeo sobre as JMJ de 2023 e o logo oficial:

 

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail