Actualidades
22 outubro 2020

Vaticano e China renovam acordo

Tempo de leitura: 2 min
O Vaticano e Pequim anunciam a renovação, por dois anos, do acordo provisório sobre nomeação de bispos
---

A Santa Sé e a República Popular da China anunciaram que Acordo Provisório sobre a nomeação de bispos foi prorrogado «por mais dois anos». «A Santa Sé, acreditando que o início da aplicação do Acordo mencionado - de valor eclesial e pastoral fundamental - foi positivo, graças à boa comunicação e colaboração entre as Partes no assunto acordado, e está intencionada em continuar o diálogo aberto e construtivo para promover a vida da Igreja Católica e o bem do povo chinês», lê-se na declaração emitida pela Santa Sé hoje, 22 de Outubro, dia em que expirava o prazo.  

A nota de imprensa é acompanhado por um longo artigo do jornal L'Osservatore Romano, no qual são explicadas as razões desta escolha. «As duas Partes - lê-se no artigo - avaliaram vários aspectos de sua aplicação, e concordaram, através da troca oficial de Notas Verbais, em prorrogar sua validade por mais dois anos, até 22 de Outubro de 2022». E o texto explica que o objectivo principal do Acordo «é apoiar e promover a proclamação do Evangelho» na China «reconstituindo a unidade plena e visível da Igreja». A questão da nomeação de bispos e da unidade dos bispos com o papa «é de vital importância para a vida da Igreja, tanto em nível local quanto universal».

O porta-voz da diplomacia chinesa, Zhao Lijian, também anunciou a renovação do acordo, em declarações aos jornalistas: «A China e o Vaticano decidiram, após consultas amistosas, estender o acordo temporário sobre a nomeação de bispos por dois anos», indicou. E sublinhou o esforço levado a cabo para uma «melhoria das relações» bilaterais.

O documento assinado entre o Vaticano e a China em 2018 foi o primeiro do género assinado entre as duas partes.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail