Actualidades
11 novembro 2020

Estender a mão ao pobre

Tempo de leitura: 2 min
No próximo dia 15 de Novembro celebra-se o Dia Mundial dos Pobres, que já vai na sua quarta edição. Na mensagem para este dia, o Papa Francisco apela a estender a mãos aos pobres e ao envolvimento da comunidade cristã no compromisso com a caridade.
---

“Estende a tua mão ao pobre”, é o lema do Dia Mundial dos Pobres deste ano, uma celebração que procura chamar a atenção para a condição dos pobres. Partindo desta frase do Livro de Ben-Sirá o Santo Padre refere que o texto de onde retirou o título da sua mensagem revela como “são inseparáveis a oração a Deus e a solidariedade com os pobres e os enfermos”.

Francisco lembra que é difícil “manter o olhar voltado para o pobre”, mas assinala que isso é “tão necessário para imprimir a justa direção à nossa vida pessoal e social”. “Não se trata de gastar muitas palavras, mas antes de comprometer concretamente a vida, impelidos pela caridade divina” – sublinha o pontífice.

O papa afirma a necessidade de “ações concretas para apoiar os mais vulneráveis”. “Estender a mão leva a descobrir, antes de tudo a quem o faz, que dentro de nós existe a capacidade de realizar gestos que dão sentido à vida. Quantas mãos estendidas se veem todos os dias!” – escreve na mensagem.

Para o Santo Padre, “estender a mão é um sinal: um sinal que apela imediatamente à proximidade, à solidariedade, ao amor”. E Francisco lembra o sofrimento causado pela pandemia, assinalando que são muitas as mãos estendidas prontas a ajudar: “Nestes meses, em que o mundo inteiro foi dominado por um vírus que trouxe dor e morte, desconforto e perplexidade, pudemos ver tantas mãos estendidas!”.

O “Dia Mundial dos Pobres” foi instituído pelo Papa Francisco no âmbito da Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’ e recolhe inspiração no Jubileu Extraordinário da Misericórdia que teve lugar entre 2015 e 2016. Um texto no qual o Santo Padre decidiu que este momento de atenção especial para com os pobres seria celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail