Actualidades
30 novembro 2020

Preparar o Natal com esperança

Tempo de leitura: 2 min
Sobriedade, solidariedade e oração, são as indicações do Papa Francisco para viver o Advento em tempos de pandemia
---

Na primeira catequese do tempo do Advento, o Papa Francisco disse aos peregrinos, reunidos na Praça de São Pedro, que a preparação para o próximo Natal, em tempo de pandemia, deve ser marcada por atitudes de sobriedade, solidariedade e oração, por parte dos católicos.

«Procuremos tirar um bem mesmo da situação difícil que a pandemia impõe: maior sobriedade; atenção discreta e respeitoso aos vizinhos que possam estar em necessidade; momentos de oração em família, com simplicidade. Estas três coisas vão ajudar-nos muito», referiu Francisco após a oração do ângelus do primeiro domingo do Advento.

«A situação que estamos a viver, marcada pela pandemia, gera preocupação, medo e desespero em muitos; corre-se o risco de cair no pessimismo, no encerramento e na apatia», alertou.

Francisco desafiou a uma «espera confiante» em Deus, que ajuda a encontrar conforto e coragem nos «momentos sombrios da existência».

«O Senhor nunca abandona, acompanha-nos nos acontecimentos da nossa existência para nos ajudar a descobrir o significado do caminho, o sentido da vida diária, para nos dar coragem nas provações e na dor», sublinhou.

O pontífice apresentou o Advento como um tempo marcado pela esperança e que, nas tempestades da vida, Deus estende sempre a sua mão: «Deus está presente na História para a conduzi-la ao seu fim último e à sua plenitude, que é o Senhor Jesus Cristo. Deus está presente na história da humanidade, Ele é o "Deus connosco", Ele caminha ao nosso lado para nos apoiar. O Senhor nunca nos abandona; Ele nos acompanha nos nossos acontecimentos existenciais para nos ajudar a descobrir o significado do caminho, o significado da vida quotidiana, para infundir coragem nas provações e na dor. No meio das tempestades da vida, Deus estende sempre a sua mão para nós e liberta-nos das ameaças», concluiu o Santo Padre.

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail