Actualidades
15 janeiro 2021

Reino Unido: desmantelar arsenal nuclear

Tempo de leitura: 1 min
As Conferências Episcopais de Inglaterra, Gales e Escócia afirmam que a eliminação do arsenal nuclear é um «imperativo moral e humanitário»
---

As Conferências Episcopais da Inglaterra, Gales e Escócia apelaram ao governo do Reino Unido para que desmantele o seu arsenal nuclear. Os bispos, referindo o discurso do Papa Francisco às Nações Unidas, consideram que a completa eliminação das armas nucleares é um «imperativo moral e humanitário». Todavia, esperam que «os recursos gastos na produção, manutenção e actualização dessas armas de destruição em massa» sejam «reinvestidos para aliviar o sofrimento dos membros mais pobres e vulneráveis da sociedade, para o bem comum de todos os povos».

Os prelados também pedem «que o governo reforce suas regulamentações de controlo de armas, abordando a questão da produção e venda de mais armas, que continuam destruindo tantas vidas ao redor do mundo».

A declaração comum dos episcopados defende ainda a adesão ao Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, que entrará em vigor a 22 de Janeiro de 2021.

Segundo os responsáveis católicos, este tratado é «um marco histórico no caminho do desarmamento nuclear» e «uma oportunidade para voltar a focar-se numa autêntica construção da paz radicada no diálogo, na justiça, no respeito pela dignidade humana e no cuidado com nosso planeta».

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail