Actualidades
02 fevereiro 2021

Dia da Fraternidade Humana

Tempo de leitura: 2 min
Comemora-se a 4 de Fevereiro o Dia Internacional da Fraternidade Humana. Uma oportunidade para, como afirma o Papa Francisco, “ver no outro um irmão, uma irmã”, e apoiar-nos uns aos outros.
---

O Papa Francisco assinala o primeiro Dia Internacional da Fraternidade Humana participando num encontro virtual no dia 4 de Fevereiro, data estabelecida pelas Nações Unidas.

O evento, que terá lugar em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, é organizado do xeque Mohammed Bin Zayed e contará com a participação do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, e do secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres.

O cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé, sublinha que “esta celebração responde ao apelo claro que o Papa Francisco tem lançado a toda a humanidade para construir um presente de paz no encontro com o outro”.

E o cardeal, missionário comboniano, acrescenta: “Em outubro de 2020, esse convite tornou-se ainda mais vívido com a Encíclica Fratelli tutti. Estas reuniões são um modo de alcançar a verdadeira amizade social, como o Santo Padre nos pede”.

A data da comemoração não é uma casualidade. No dia 4 de Fevereiro de 2019, durante a histórica visita apostólica do papa aos Emiratos Árabes Unidos, juntamente com o Grão Imame de Al-Azhar (Cairo), Ahmad Al-Tayyeb, foi assinado o Documento sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum.

A data é uma oportunidade para um compromisso global inspirado inclusive no Papa Francisco que lembra “que ninguém se salva sozinho, só nos salvaremos juntos” (cf. Fratelli Tutti, 32) e encoraja a "ver no outro um irmão, uma irmã”, seja qual for a sua religião, e a apoiar-nos uns aos outros.

No dia 21 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou unanimemente o 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana.

Veja o vídeo preparado pelo Vaticano para assinalar a data:

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail