Actualidades
24 fevereiro 2021

Cáritas: o amor que transforma

Tempo de leitura: 1 min
A Cáritas Portuguesa vai celebrar de 28 de fevereiro a 7 de março a sua Semana Nacional, com um peditório online, destinado às respostas solidárias da organização católica.
---

A Cáritas Portuguesa assinala, em 2021, os 65 anos da organização católica, com o tema “Cáritas, o amor que transforma”. Este ano não é possível realizar um peditório público, mas faz-se na Internet. Os donativos permitem que a Cáritas realize a sua missão de apoio, em média, a 100 mil pessoas por ano.

«Ao longo deste ano temos conversado – muitas vezes por meios telemáticos – acerca de sofrimentos, de medos, de aflições. Ouvimos muitos lamentos. Encontramos pessoas desanimadas. Muitos de nós ou dos nossos familiares e amigos ficaram doentes. Alguns morreram», refere D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na sua mensagem para esta celebração.

D. José Traquina sublinha a «solidariedade na dor» que surgiu durante a pandemia, que levou muitos a «reinventar a proximidade e o cuidado com os mais frágeis».

«Agradeço a Deus os diversos dons que têm frutificado no coração e nos gestos de tantas pessoas das nossas comunidades que se têm mantido atentas aos pobres e aos doentes para os socorrerem nas suas necessidades», afirma o bispo de Santarém.

«A missão da Cáritas – o amor que transforma – é despertar para esta solidariedade no concreto, comprometidos que estamos na transformação do mundo em que vivemos para que seja, cada vez mais, uma terra de irmãos. Para que juntos vivamos verdadeiramente numa só família humana», conclui D. José Traquina.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail