Actualidades
21 abril 2021

Sonhar os sonhos de Deus

Tempo de leitura: 2 min
A Igreja Católica celebra no próximo dia 25 de Abril o 58ª Dia de Oração pelas Vocações, com o tema “São José: o sonho da vocação”, no ano especial que o papa lhe decidiu dedicar.
---

No passado dia19 de Março, o Papa Francisco publicou a sua mensagem para o próximo Dia Mundial de Oração pelas Vocações, apresentando a figura de São José como modelo de paternidade e fidelidade a Deus.

O documento destaca que, nesta fidelidade a Deus, São José «confiou plenamente» e deixou de lado os seus próprios planos.

«É o amor que dá sentido à vida, porque revela o seu mistério. Pois só se tem a vida que se dá, só se possui de verdade a vida que se doa plenamente», escreve.

O pontífice apresenta São José como «ícone exemplar» do acolhimento dos projectos de Deus, que se manifesta «com mansidão» em vez de se revelar de «forma espectacular».

«Deus vê o coração e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias», assinala Francisco.

Em Portugal este dia é antecipado por uma semana de oração e reflexão e tem como tema “Sonhar os sonhos de Deus”. «A realização desta semana deve servir também para despertar a consciência de todos para a problemática da vocação, dado que, por vezes fica a impressão de que é um tema esquecido ou secundarizado», escreve D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM), na sua mensagem para esta celebração.

O bispo de Vila Real defende uma «verdadeira cultura vocacional» que ajude os cristãos, a começar pelos mais jovens, a «olhar a vida numa outra perspectiva, a da vocação».

Na Igreja Católica, a Vida Consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram a viver os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida; inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail