Actualidades
04 junho 2021

Acesso justo e universal às vacinas

Tempo de leitura: 2 min
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) lançaram um apelo conjunto pelo «acesso justo e universal» às vacinas contra a covid-19.
---
Foto: Lusa

Num comunicado publicado no dia 3 de Junho, os 20 representantes das Conferências Episcopais Continentais de África e da Europa pedem à União Africana, União Europeia e às Nações Unidas que se comprometam a «providenciar a implementação prática de leis e protocolos que aumentem a solidariedade e promovam a dignidade humana».

«Em particular, a promoção da vida, da família, da liberdade educacional e religiosa, o acolhimento e integração dos migrantes. Também através do acesso justo e universal às vacinas contra a covid-19», acrescentam os responsáveis católicos.

Representantes do CCEE e do SECAM promoveram um seminário online, com o tema “Solidariedade na promoção da dignidade humana à luz da Fratelli Tutti”, em que reflectiram sobre os capítulos 3 e 8 da encíclica do Papa Francisco sobre a Fraternidade e a Amizade Social. Na mensagem final os bispos afirmam a «comunhão e colegialidade» e comprometem-se «a trabalhar pela «promoção da dignidade humana, da fraternidade e da solidariedade», que estão no coração da vida humana e da convivência pacífica.

«Como filhos do único Pai, devemos estar abertos uns aos outros e trabalhar para construir uma genuína fraternidade não apenas entre as nossas comunidades locais, mas também com pessoas de diferentes origens culturais, identidades raciais e étnicas, posições religiosas e políticas, status social e económico», acrescentam.

«Na promoção do diálogo cultural, inter-religioso e ecuménico, e conscientes de que a Igreja é mãe, pedimos que cada Igreja local seja ‘uma casa de portas abertas’, para sustentar a esperança, construir pontes, derrubar muros e semear sementes de reconciliação», pode ler-se ainda no texto.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa e o Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar destacam que a Fratelli Tutti é um convite aos seres humanos de todo o mundo para «um renovado compromisso com a fraternidade universal, a amizade, a solidariedade e a convivência pacífica».

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail