Actualidades
14 setembro 2021

Educar com a música

Tempo de leitura: 3 min
A experiência de fazer música ajuda a dar esperança aos jovens mais vulneráveis que vivem em zonas com dificuldades políticas e sociais.
---

Em tempos de pandemia, a música pode ser, especialmente para as crianças, uma experiência alegre e edificante, capaz de dar novas esperanças. Com esta convicção, a World Youth Orchestra Foundation leva a Marrocos o projecto WYO4CHILDREN, graças ao apoio da Culture and Art Foundation, sediada em Roma. A iniciativa intercultural e inter-religiosa, destinada às raparigas do Childhood Protection Center for Girls em Fez, permitirá às jovens participantes encontrar uma dimensão de alegria e felicidade através da experiência de fazer música.

"A linguagem universal da música pode preencher o vazio educativo, humano e social causado pela crise sanitária e económica, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a distância entre as pessoas, graças à alegria da fraternidade, de estar juntos e de fazer música juntos", explica a World Youth Orchestra Foundation. As beneficiárias serão 27 jovens estudantes do Centro, com antecedentes familiares e pessoais difíceis. Serão ensinados, entre outros, por Rachid Alami e Ismail Atik, professores que fazem parte da grande família da World Youth Orchestra (WYO) de todo o mundo. As meninas seguirão um curso que dura de Março de 2021 a Março de 2022, que inclui 160 horas de aulas de canto e de propedêutica musical e 240 horas de aulas de guitarra.

"As artes desempenham um papel fundamental no crescimento cultural e espiritual e na formação da consciência, superando diferenças em favor da inclusão social e do diálogo entre os povos", explica o professor Emmanuele F. M. da Culture and Art Foundation. "Neste tempo de crise global, o projecto WYO4CHILDREN visa encorajar o desenvolvimento da criatividade, permitindo ao mesmo tempo que os professores façam música numa altura em que os concertos foram suspensos. À mensagem de harmonia universal da World Youth Orchestra, hoje acrescentamos a mensagem da música como um bálsamo para a alma e um símbolo de recuperação depois de covid-19".

O Maestro Damiano Giuranna, fundador e director musical da WYO, explica: "A World Youth Orchestra trabalha para difundir uma mensagem de paz e fraternidade entre os povos. Este ano, no espírito da encíclica Fratelli Tutti, o nosso compromisso assume um significado ainda mais profundo: arte, música, alimento essencial para a alma humana, é de facto um instrumento poderoso para enfrentar a crise actual com uma mensagem especial e uma experiência de fraternidade e solidariedade que transcende todas as barreiras".

A World Youth Orchestra celebra o seu 20º aniversário em 2021. Duas vezes por ano, a Orquestra integra cerca de 100 jovens músicos talentosos de universidades, conservatórios e academias dos cinco continentes. Ao longo da sua vida, a World Youth Orchestra desenvolveu uma intensa actividade artística, difundindo uma mensagem de paz e fraternidade em muitos países do Médio Oriente, Norte de África e Europa. Fundada a 15 de Setembro de 2001, poucos dias após os ataques de 11 de Setembro, a Orquestra Mundial da Juventude foi Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF de 2002 a 2011, e foi convidada para a sede das Nações Unidas em 2005.

(Fonte: Agência Fides)

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail